RSS
"Ondas mecânicas são aquelas que precisam de um meio material para poderem se propagar. Um bom exemplo são dominós. Quando eu coloco uma fila de dominós, e derrubo o primeiro, eu posso dizer que causei uma perturbação somente no primeiro dominó. Mas você sabe que todos os outros irão cair em seguida. Este é o famoso "efeito dominó", e essa perturbação ocorreu somente por causa dos dominós, sem eles ela nem existiria"

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Falarei um pouco sobre o fenômeno chamado ressonancia:
A ressonancia foi descoberta por Galileo Galilei quando começou suas pesquisas com o pêndilo em 1602.
A ressonancia é uma tendência fisica de um sistema oscilar em maxima amplitude em certas freqüências. Nessas freqüências, até mesmo forças periódicas pequenas podem gerar ondas de grandes amplitudes, pois o sistema armazena energia vibracional. Quando o amortecimento é pequeno,a freqüência de ressonancia é aproximadamente iqual a freqüência natural do sistema o que é a freqüência de vibrção livres. Esse fenômeno acontece com todos os tipos de vibrações ou ondas, mecanicas, eletromagnéticas eem fução de onda quântica. Sistemas ressonantes podedem ser usados para gerar ondas de uma freqüência específica.
A ressonancia é similar ao eco e é muito importante em todas as áres da ciência, sempre que é possivel troca de energia entre sistemas oscilantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Número de curiosos