RSS
"Ondas mecânicas são aquelas que precisam de um meio material para poderem se propagar. Um bom exemplo são dominós. Quando eu coloco uma fila de dominós, e derrubo o primeiro, eu posso dizer que causei uma perturbação somente no primeiro dominó. Mas você sabe que todos os outros irão cair em seguida. Este é o famoso "efeito dominó", e essa perturbação ocorreu somente por causa dos dominós, sem eles ela nem existiria"

terça-feira, 23 de março de 2010

Ondas marítimas

As ondas mecânicas transportam energia mecânica, isto é, energia cinética e energia potencial. As ondas marítimas são conhecidas tecnicamente por “ondas de gravidade”, pois contrariamente às ondas elásticas que transportam energia potencial elástica, propagam energia potencial gravitacional. 

Um fato importante sobre as ondas de gravidade em geral é que elas sempre possuem duas componentes oscilatórias, uma na direção de propagação da onda e outra na direção do campo gravitacional. Ou seja, um pequeno objeto que flutue na região de propagação de ondas marítimas não apenas oscilará na direção vertical mas também oscilará na horizontal, caracterizando que essas ondas são mistas (simultaneamente transversais e longitudinais). A amplitude da oscilação vertical nunca excede a amplitude da oscilação horizontal, podendo aquela ser muito menor do que esta!

 Simulação de ondas em um tanque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Número de curiosos