RSS
"Ondas mecânicas são aquelas que precisam de um meio material para poderem se propagar. Um bom exemplo são dominós. Quando eu coloco uma fila de dominós, e derrubo o primeiro, eu posso dizer que causei uma perturbação somente no primeiro dominó. Mas você sabe que todos os outros irão cair em seguida. Este é o famoso "efeito dominó", e essa perturbação ocorreu somente por causa dos dominós, sem eles ela nem existiria"

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Tsunamis

 Os tsunami possuem comprimento de onda característico em alto-mar entre 100 km e 500 km e por isto são ondas gigantes. As ondas marítimas “convencionais”, produzidas por ventos, têm comprimento de onda da ordem de algumas centenas de metros, no máximo. Os tsunami podem ser produzidos quando há um movimento abrupto do fundo do mar, deslocando verticalmente toda a coluna de água. Em alto-mar, um tsunami viaja com velocidade que pode chegar a cerca de 700 km/h mas possui pequena amplitude (da ordem de metro). Ao se aproximar da costa, a sua velocidade se reduz concomitantemente com a diminuição da espessura da lâmina de água do oceano (a figura representa esquematicamente este efeito).


A amplitude do tsunami então aumenta, podendo em mar raso se tornar uma onda gigante em amplitude, atingindo às vezes dezenas de metros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Número de curiosos